Como criar um arquivo Script.VBS - 2015

O que eu preciso pra começar a escrever meus scripts? 

Você vai precisar somente de um editor de textos e do Windows Scripting Host instalado na máquina. Como foi comentado no último artigo, este é o interpretador dos scripts, ou seja, o programa que vai ler o código escrito e executar as ações.

Desde o Windows 98, o WSH é instalado por padrão nas máquinas, e assim não é necessário instalar nada para que o script funcione. No entanto, existem versões diferentes do WSH, e é interessante ter a mais atual instalada para que todos os recursos funcionem normalmente.

A versão mais recente é a 5.6, que é instalada automaticamente com o Windows XP. Existem pacotes de instalação no site da Microsoft na Web para que usuários de Windows 9x e 2000 possam atualizar o interpretador do WSH. No link abaixo você encontra mais informações de quais recursos existem em cada versão:

https://msdn.microsoft.com/library?url=/library/en-us/script56/html/wsorigettingstarted.asp

Mas que programa eu uso para escrever scripts? Com qual extensão eu salvo?

Resposta: nenhum programa em especial. Qualquer editor serve para criar scripts, desde que você salve o texto sem formatação e troque a extensão do arquivo para .VBS. É isso que vai informar o Sistema Operacional que ele deve usar o Wscript.exe ao invés do Notepad.exe para abrir arquivos de texto simples.
Eu particularmente uso o WordPad e o Bloco de Notas para escrever scripts, principalmente o primeiro, que permite mais atalhos de teclado que o segundo. O Word, que faz parte do Microsoft Office também serve.
Para depurar o código, temos duas opções: o Microsoft Script Debugger, que é pequeno (700kb), leve e gratuito. É bem limitado quanto aos recursos, mas é um bom começo para quem está aprendendo a depurar código.
Recentemente descobri que o Visual Studio 2003 também trabalha com depuração de scripts, da mesma forma que o MSD, mas com alguns recursos a mais. Para ajudar quem tiver o VS2003 e quiser treinar, vou escrever um artigo sobre ele nos próximos dias.


Video


Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »