Vivaldi BROWSER - 2015


Se você achou que o mercado de navegadores estaria “restrito” a basicamente Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer, é bom ficar de olho no mais novo programa do gênero: o Vivaldi.
Este navegador está sendo desenvolvido por John von Tetzchner, cofundador e ex-CEO do Opera, com base no Chromium/Blink — que, grosso modo, é o núcleo do browser da Gigante das Buscas.
Apesar de ter sua essência extraída de um de seus concorrentes, o Vivaldi não se parece em nada com ele e ainda oferece mecanismos pouco convencionais entre os demais softwares da categoria. Chegou a hora de você conhecer uma grande promessa entre os navegadores atuais.

GRATUITO / 36,55 MB / PARA WINDOWS XP/VISTA/7/8/8.1

Inspirado no Opera e com núcleo do Chrome, este browser promete surpreender muita gente


Atenção!

Antes de nos aprofundarmos em mais detalhes do Vivaldi, é válido salientar que esta é uma versão Technical Preview, ou seja, voltada para desenvolvedores. Isso significa que o aplicativo ainda está em desenvolvimento e pode apresentar instabilidades e incompatibilidades. Por isso, não é indicado que ele seja usado como browser-padrão.

Inspirado em suas raízes

Conforme já mencionamos, o Vivaldi está sendo produzido por um dos responsáveis pela criação do Opera, um navegador bastante conhecido e respeitado. E como não poderia deixar de ser, o novo browser tem claras inspirações em seu “irmão mais velho”.
Entre as características compartilhadas entre ambos, estão a possibilidade de realizar ações por meio de gestos efetuados com o cursor do mouse, uma função que reúne seus sites favoritos ou os mais acessados em uma tela com miniaturas (chamado Speed Dial no Opera) e o recurso que permite o agrupamento de várias páginas favoritadas em pastas.
Assim como o software que lhe serviu como inspiração, o Vivaldi também oferece uma barra de ferramentas na sua lateral esquerda. Ali, você encontra acesso a todos os seus favoritos, ao serviço de email gratuito que será fornecido pelo navegador em sua edição final, a uma agenda de contatos (com foto, endereço, email e telefone), à lista de downloads realizados e a um bloco de notas que permite até tirar e anexar screenshots automaticamente.

Um modo diferente de usar abas

O Vivaldi conta com duas opções bem interessantes para o uso de abas no navegador. Uma delas já foi introduzida desde as primeiras versões do browser, que é a mudança da tonalidade de uma guia de acordo com as cores do site acessado. Além disso, o Vivaldi disponibiliza uma série de filtros que alteram o estilo e a coloração das páginas carregadas.
Entre as modificações oferecidas, estão os modos preto e branco, escalas de cinza, tonalidade invertida, sépia, entre outros. O navegador também traz o agrupamento de várias guias em uma única, permitindo alternar facilmente entre elas. Essa função é ativada simplesmente “arrastando” uma aba para cima da outra.
Agrupando abas
Como resultado, você pode ver várias pequenas divisões em cima do local daquela guia, indicando as demais. Para alternar entre elas, basta clicar no atalho citado ou usar o atalho “Ctrl + Tab” até chegar no item desejado. Qualquer uma dessas abas é facilmente fechada por meio do “X” exibido quando ela estiver ativa.
Enquanto as abas estiverem empilhadas, você também pode escolher entre visualizar uma por vez ou dividir a janela ativa com várias delas ao mesmo tempo. As opções para essa função estão disponíveis na barra de estado do navegador e basta um clique para modificar o modelo que está habilitado no momento.
Duas abas na mesma guia
Há, também, a opção “Desempilhar” em menu de contexto, que faz com que as guias agrupadas voltem a ser divididas em várias abas. O aplicativo também traz uma função semelhante para telas com o mesmo tipo de conteúdo. Nesse caso, basta clicar com o botão esquerdo em uma daquelas que serão agrupadas e usar a função “Empilhar guias semelhantes”.

Praticidade na navegação

O Vivaldi possui algumas opções que podem ser interessantes para o uso em conexões mais lentas, ou quando você não necessite de determinadas funções, como é o caso de ocultar imagens. Com ele, você pode escolher se deseja carregar ou não as imagens e, também, optar por visualizar apenas aquelas que já estejam no cache do sistema.
Ações na tela
Ainda nessa linha, o navegador traz a possibilidade de aplicar filtros às páginas carregadas. Assim, você pode bloquear conteúdo, caso desejado, mudar o esquema de cores de um site, alterar a fonte utilizada, deixar tudo em três dimensões e excluir transições, por exemplo. Tanto a ativação quanto a desativação de qualquer uma dessas características é acessada pelo atalho presente na parte inferior do programa.
Também é possível ocultar ou visualizar painéis facilmente por meio do botão exibido na barra de estados do browser ou até mesmo modificar o zoom aplicado na página. Marcadores, contatos, downloads e anotações integram um pequeno menu na lateral esquerda da tela, evitando a ocupação desnecessária de espaço e agilizando o seu acesso.
Visão em três dimensões
A partir desta versão, o navegador também suporta a importação de dados dos navegadores Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Opera. Além disso, o browser também possui um sistema de atualizações que opera automaticamente, evitando que você precise fazer o processo de forma manual sempre que for lançada uma nova versão.




Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »